Fiz uma matéria sobre mercado de trabalho na terceira idade para a Revista Domínios, que sai dia 26 de abril. Milhões de brasileiros, muitos deles já aposentados, continuam fazendo parte da população economicamente ativa (PEA). Com a experiência adquirida durante décadas, os experientes não aceitam ser relegados à inatividade, seja por uma questão de satisfação pessoal, seja porque precisam complementar seus rendimentos.
Tive muita dificuldade em conseguir fontes, nem mesmo as assessorias de imprensa fizeram questão de consultar os RHs de seus clientes. Dizem que só escrevemos ou falamos daquilo que temos referência. Quando a mídia, formadora de opinião é composta por jovens na maioria sem experiência de vida ( custam menos), em uma cidade em que a balada sertaneja ocupa mais espaço que discussões importantes, devemos parar e refletir.
Me vejo diante de duas reflexões importantes.
A primeira é o “oba-oba” da mídia local e das assessorias de imprensa, que se importam com inaugurações de bares sertanejos, mas não conseguem se “importar” diante de uma pauta onde se discute o futuro de todos nós ( não tenha dúvida se tiver sorte e merecimento você vai chegar lá).
E também o que será de nós daqui vinte anos nesta cidade que constrói hospital para crianças, mas não pensa nos seus velhos?
Oi!! Seremos maioria em duas décadas!!!
Entrevistei duas especialistas e a matéria completa você lê na próxima edição da revista Domínios.
“Com a falta de qualificação dos profissionais, os mais velhos vem conquistando um espaço significante no mercado de trabalho. A pessoa com mais idade e que quer trabalhar está no seu melhor momento. Já alcançou experiência e vivência que o jovem, por mais qualificado que seja ainda não possui”, diz a psicóloga Ana Carolina Grecco Lopes, da Velani Recursos Humano
Mas quem contrata experientes hoje no mercado? “As empresas que necessitam de experiência para o sucesso de seus negócios, e empresas com cultura organizacional com valores e foco no potencial humano”, garante a consultora Janainy Prado.
Só para que não fique nenhum mal entendido, adoro festas, inclusive as sertanejas. Fui a única TV local a entrevistar o Michel Teló no aniversário da cidade.
Como falei ontem, se você for pobre que nem eu e não morar nos Dahmas da vida pode ler a revista Dominios pelo site http://www.revistadominios.com.br/
E mais uma vez lhe peço, se gostar das minhas matérias dá um curtir, e faça uma avó que brinca de jornalista feliz!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário