domingo, 10 de junho de 2012

Cada um tem a assessoria de imprensa que contrata




“ Assessoria de imprensa é coisa séria”.

Li esta frase no facebook ,hoje, Eu que costumo rir das bobagens, desta vez decidi não rir, afinal a coisa é “séria”.

Logo abaixo do comentário principal a mesma autora soltou outra pérola:

“A verdade é a seguinte: não importa se tem um bom texto. O importante é levar também o trabalho a sério”.

Bem vamos lá, todo trabalho comprometido é sério, ou não é?

E um bom texto é o princípio de tudo.

 O papel do assessor é “traduzir” o cliente em linguagem jornalística para a imprensa. E sem texto, esta tarefa é impossível.

O assessor é um jornalista, necessariamente precisa saber usar a linguagem direta e principalmente comunicar.

Mas não para por ai, a assessoria de imprensa é um trabalho estratégico, sistemático, que depende uma boa organização e muito conhecimento.

O foco principal é a “mídia espontânea”, ou seja, “ não-paga”. Um dos princípios da Assessoria de Imprensa é a transparência.

Do ponto de vista ético, o Assessor de Imprensa não envia ou negocia “jabás” com a mídia, nem mesmo insiste na publicação de notícias de seu cliente por troca de favores.

 É importante que o assessor saiba instruir seu cliente que matérias jornalísticas prestam serviços,  não são “informes publicitários”, portanto que o nome da empresa nem sempre aparece, mas a imagem positiva é o principal.

            E tem muito mais, o profissional de assessoria tem boa formação e  experiência. Além de formação acadêmica, é importante ser um profissional com várias competências.

Aqui eu posso citar  quem eu considero hoje uma das melhores assessoras de imprensa da cidade hoje,  Ester Mendonça, da Raízes Comunicação.

Estrategista, excelente texto, organizada, metódica, ética, anos de afiliada da Globo, anos de imprenso, formada em letras e jornalismo, com amplo conhecimento. Seus clientes estão  sempre nas principais manchetes de televisão e impressos locais e nacionais, sempre com assuntos muito “sérios”.

Não faz jabá, não faz oba-oba, faz conteúdo.

Claro que tem outros profissionais jornalistas/assessores sérios na cidade, como a Lacerda Comunicação, a Intermídia, aparecendo agora no mercado a Stela Coeli com muito conteúdo, que junto com a Carol Soler tocam a comunicação na  Acirp e na Agerip.

Porém, amigos, são poucos, a maioria ou faz oba oba, muito jabá, muita festa ,  ou é recém formado sem as habilidades necessárias.

Mas cada um tem a assessoria que contrata!

Li outro dia e até compartilhei uma frase no facebook, que me fez rir muito, embora o certo seria “chorar”

“Meu cachorro tem alma de jornalista, tem excelente faro, adora um agradinho e toma bronca cada vez que faz merda”

PS- Conheço excelentes profissionais de relações públicas no mercado, que  tem um trabalho mais amplo, mas preferi deixá-las fora da discussão até porque suas características profissionais são diferentes. 

12 comentários:

  1. E como "um tatu cheira o outro" e, quando se fala de AI, cliente e assessor tb precisam ter afinidades, acrescento que: cada um contrata exatamente aquilo que merece. Cris Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, lembra aquela frase "Os iguais andam juntos"? É por ai....

      Excluir
  2. Perfeito!Thais Machado

    ResponderExcluir
  3. Malu todo artista usa um material bruto para torna-lo uma obra de arte. Você usa a inveja e a difamação como combustivel do seu carisma e idéias geniais. Esses dias ouvi de um sábio homem: "luxo é cultura, boas maneiras ... Sábio, muito sábio.
    Silvana Meretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana a ideia é melhorar o mercado, a discussão é profissional, Rio Preto tem que aprender a respeitar profissionais sérios .

      Excluir
  4. Maria Cristina Silveira13 de junho de 2012 às 09:33

    Malu.. foi por essas e por outras que desisti da assessoria de imprensa e agora me dedico a eventos e vídeos

    ResponderExcluir
  5. Eu também, Maria Cristina Silveira, tinha verdadeira paixão pela arte da assessoria. Mas o mercado não vale a pena. Faço vídeos e amo!! Se precisar de parceria, minha produtora terá muito prazer em trabalhar com você, que é brilhante!!!

    ResponderExcluir
  6. MALU, GOSTAMOS MUITO DE SEU TRABALHO. PORÉM ACHO ARRISCADO NOMEAR EMPRESAS OU PESSOAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS. MUITAS VEZES A ASSESSORIA É BOA, MAS NÃO POSSUI UM BOM PRODUTO. QUANTO A JABÁ, VAI DA HONESTIDADE OU CARÁTER DE CADA UM. E ISTO ENCONTRAMOS EM TODOS OS MEIOS, PORQUE SÃO HUMANOS.TAMBÉM TEMOS QUE SERMOS GENEROSOS COM QUEM ESTÁ COMEÇANDO. AFINAL É O NOSSO DEVER MELHORAR SEMPRE A GERAÇÃO QUE NOS PRECEDERÁ.
    COMPLASCENTES SEM SERMOS PERMISSIVOS, FIRMES SEM SERVOS AUTORITÁRIOS E ARROGANTES. SE TEMOS ALGO A ENSINAR QUE ENSINEMOS.
    BJS E PARABÉNS PELA COBERTURA QUE FEZ AO NOSSO EVENTO.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo seu comentário. Respeito sua opinião. Gostaria de saber quem fala, porém seus blogs não tem perfil. Uma coisa eu tenho certeza, você não é da área porque se fosse saberia que Rio Preto há uns 15 anos tinha poucas assessorias , contava-se nos dedos. Destas eu fui a única que trabalhei com estagiárias e recém formadas. Todas maravilhosas, tenho muito orgulho de dizer que Monica Sá da TV TEM foi minha estagiária, assim como Helena Brait da Record, a Aretha da Veja, Marcela Castelini que comanda uma excelente empresa de RP. Enfim tem cria minha espalhada por muitos veículos, um dos meus talentos sempre foi e ainda é, visto que meu namorado é meu cinegrafista ( hj tem 25 anos, começou com 20 anos )trabalhar com jovens. Me sinto no direito de defender sim a minha profissão e querer profissionais melhores. E me desculpe jabá na minha área é falta de ética e de forma alguma combina com a profissão que escolhemos.
    O perfil do assessor é de um profissional experiente , isto leva anos de formação.Só bons produtos merecem divulgação, quem não possui um bom produto não deveria divulga-lo. Grande abraço

    ResponderExcluir